segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Display 2.4" TFT LCD Touch Screen - Arduino Uno

Depois de um tempinho sem postar, aproveitei as férias para atualizar o blog, e hoje trago um tutorial para resolver os problemas de quem não conseguiu usar satisfatoriamente esse display, que apesar de odiado por muitos, tem funcionado muito bem aqui nos testes.

Antes de começar, vou citar alguns detalhes:

Baixe as bibliotecas:
https://github.com/marcelocella204/Display-2.4-TFT-LCD-Touch-Screen

Modelo utilizado:


Vale a pena comprar? Sim. Pelo menos por enquanto está bem estável o touch screen,  e apenas para exibir informações simples, como texto e barras, melhor ainda. Eu diria que pra utilizar num produto final, que seja vendido, não é interessante usar o touch, pois ele não fica "perfeito", mas para estudo e protótipos é nota 10.

Para uso do touch recomendo o toque com a ponta do dedos, mas pra calibrar recomento o uso da caneta stylus que acompanha o display.

Alguns tutoriais recomendam o uso de material isolante entre o conector USB do arduino UNO e o shield, pois pode haver curto, o meu não foi preciso, verifique com cuidado se é o seu caso.

Rotação da tela: existem 4 direções ( de 0 a 3), caso você mude a rotação, será necessário adaptar o código. No exemplo estou usando a posição 1.
No caso do touch, é possível fazer uma adaptação automática da rotação usando a função map, porém, para deixar o touch mais simples e preciso, não utilizei essa função, sendo assim será necessário adaptação do código.


 Vamos ao primeiro código de teste, apenas exibindo informações básicas:


Resultado:



Teste de touch screen:

resultado:

Teste de performance:

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. o texto ou a tela toda? na horizontal ou na vertical? valeu

      Excluir
  3. Ola...rodei o programa dos botões, a imagem aparece mas o touch não funciona....na compilação apareceram algumas msgs como: "In file included from c:\program files (x86)\arduino\hardware\tools\avr\avr\include\avr\iom2560.h:38:0," ...sabe o que poderia ser?
    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. amigo o meu aparece a tela toda invertida tem ideia de como posso mudar isso ?

    ResponderExcluir
  5. O meu também aparece espelhado. Mas dos participantes acima ninguém é capaz de dizer porquê......

    ResponderExcluir